# Início
Nesta modalidade de integração, disponibilizamos uma URL para redirecionamento em que recebemos os parâmetros exigidos do atendimento e cadastramos/autenticamos o beneficiário, retornando o resultado da checagem para o seu sistema autorizador. A vantagem deste modo é que toda a parte de captura e verificação se existe já um cadastro para o beneficiário já está desenvolvida e basta nos enviar os parâmetros exigidos através de querystring.
# Requisitos
Recursos necessários no dispositivo que irá realizar a captura através da Integração via URL:
- Sistema Operacional Windows 7 ou superior, com atualização de drivers gráficos recentes que sejam compatíveis com o recurso WEBGL2 e OpenGL ou Directx mais recente;
- Navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox com atualizações recentes;
- Certificação SSL para conexões seguras na aplicação requerente da URL de integração no caso de abertura via iFrame;
Caso ocorrer algum problema após a integração ter sido realizada, veja a sessão de Resolução de Problemas.
# Fluxo da Integração via URL
Essa forma de integração é iniciada com a abertura de uma janela ou um iFrame no navegador com a URL de integração e os parâmetros necessários para autenticação do beneficiário que está sendo atendido.
Nossa aplicação irá realizar a identificação se o beneficiário já possui cadastro e iniciar o fluxo de verificação. Caso não tenha cadastro, é informado na tela do usuário para realizar o cadastro com foto ou prosseguir com o cadastro sem a captura (impossibilidade de captura de foto do beneficiário), sendo requisitado o envio da foto cadastral no próximo atendimento.
Caso já possua cadastro porém houve alguma situação que impediu a captura da foto do beneficiário, é possível prosseguir mediante Justificativa que será avaliada posteriormente pelos responsáveis pela auditoria de sua empresa.
Após concluído o fluxo de cadastro/autenticação, enviamos o resultado para o seu sistema autorizador em uma URL informada nos parâmetros do link da aplicação.
# Ambientes de Integração
Temos dois ambientes disponíveis para Integração e também caso seu sistema autorizador for o SGU, há uma URL específica para cada ambiente:
# Sandbox
Ambiente de integração com a URL:
URL PADRÃO
https://web.sandbox.biodoc.com.br/#/integration/verify?
URL PARA AUTORIZADOR SGU
https://web.sandbox.biodoc.com.br/#/sgu/verify?
# Produção
Ambiente de produção do BioDoc:
URL PADRÃO
https://web.biodoc.com.br/#/integration/verify?
URL PARA AUTORIZADOR SGU
https://web.biodoc.com.br/#/sgu/verify?
# Padrões de Envio
Existem dois padrões de URL disponíveis para Integração.
- URL Padrão: integração padrão;
- URL SGU: integração para autorizador SGU;
Apesar de parecidos, cada um deles possuem parâmetros e retornos específicos.
URL SGU
Caso seu autorizador seja SGU, basta configurar a biometria informando o token e a URL específica para SGU do BioDoc dentro das configurações do seu sistema.
Feito isso, a integração já estará realizada e será solicitado o cadastro / verificação do beneficiário no próximo atendimento
# URL Padrão
# Parâmetros de querystring para URL Padrão
Os parâmetros necessários deverão ser enviados através de querystring junto a URL de Integração.
Parâmetro | Descrição | Formato |
---|---|---|
token | Token de integração da empresa que está realizando o atendimento. | string |
card | Número do cartão do beneficiário. | string |
name | Nome do beneficiário. | string |
details | Campo livre para enviar informações pertinentes que queira salvar junto aos dados do atendimento. Esperamos um JSON com chave/valor. | JSON / string |
url | URL de retorno da resposta do BioDoc para seu sistema autorizador após a conclusão do processo de verificação. Você pode incluir parâmetros necessários para identificação do atendimento no retorno da API. Exemplo: "https://autorizador/123456", onde o parâmetro 123456 pode ser o cartão do beneficiário. | string |
procedure | Código do procedimento gerado na guia. Necessário ativação da Isenção por Procedimento. Utilizado para isentar o beneficiário. | string |
# Exemplo de Integração via URL Padrão através de um iFrame
Atente a um detalhe importante: é necessário inserir o atributo "allow='camera" para que o navegador permita o uso do dispositivo na janela de iFrame.
<!-- Exemplo da integração via URL Padrão através de um iFrame -->
<iframe
src="https://web.sandbox.biodoc.com.br/#/integration/verify?card=1234567891234567&name=TESTE USUÁRIO&token=SEUTOKEN&details='{'chave': 'valor'}'&url=https://autorizador/1234567891234567/"
allow="camera"
></iframe>
# Retorno
O BioDoc irá retornar as informações da verificação redirecionando a página para a URL de retorno informada com os parâmetros via querystring.
// Redirecionamento da página para a URL de Retorno com os parâmetros de retorno
window.location.href(
"https://autorizador/123456?date=DATA DA VERIFICAÇÃO&response=CÓDIGO DA RESPOSTA&message=MENSAGEM DE RETORNO&card=CARTÃO DO BENEFICIÁRIO"
);
# Parâmetros de Retorno
Parâmetro | Descrição | Formato |
---|---|---|
date | Data da verificação | timestamp / string |
response | Código de Resultado da Verificação | number |
message | Mensagem de Retorno da Verificação | string |
card | Cartão do cartão do beneficiário do atendimento | string |
Os Códigos de Resultado da Verificação são:
Code | Descrição |
---|---|
200 | Requisição processada com sucesso |
201 | Requisição processada, dados criados com sucesso |
400 | Requisição mal formada, parâmetros inválidos |
401 | Erro de autorização |
403 | Acesso não permitido |
422 | Requisição recebida, no entanto, não foi possível concluir o processamento com êxito |
500 | Erro interno |
# Resolução de Problemas
O BioDoc utiliza de tecnologias de ponta e que requerem atenções com relação a compatibilidade para o uso dos recursos e sua funcionalidade. Caso esteja ocorrendo problemas ao executar a aplicação, recorra a essas verificações:
- Verifique se está acessando a aplicação através de uma conexão segura (https);
- Verifique se você autorizou o uso da câmera pelo navegador;
- Verifique se a câmera está conectada e instalada em seu dispositivo;
- Verifique se ocorre o mesmo erro utilizando outro navegador moderno e atualizado (Chrome, Firefox, Edge);
- Verifique se o driver do dispositivo gráfico está atualizado e instalado corretamente;
- Verifique se há algum anti-vírus ou firewall bloqueando o acesso a câmera e aplicação;
# NÃO RECONHECIMENTO DE ROSTO VÁLIDO
Caso não esteja reconhecendo rosto válido em todas tentativas, verifique as seguintes configurações do navegador Chrome:
ALTERAÇÕES NO GOOGLE CHROME
- Acesse o endereço chrome://flags/ no navegador;
- Procure por 'webgl' na barra de pesquisa da página;
- Ative as configurações 'WebGL 2.0 Compute' e 'WebGL Draft Extensions';
- Procure por 'video' na barra de pesquisa da página;
- Ative/Desabilite a configuração 'Hardware-accelerated video decode';
- Desabilite a configuração 'D3D11 Video Decoder';
- Altere a configuração 'Choose ANGLE graphics backend' para OpenGL ou D3D9;
ATENÇÃO
Caso não tenha sucesso, o dispositivo pode não ser compatível.
Abra um chamado em nosso suporte para verificarmos as configurações e ajuda-los.